Aconteceu em São Paulo no último fim de semana (9 e 10 de abril) o Web Security Forum, no espaço APAS. O evento foi organizado pelo @gustcol do blog Coruja de TI, que realmente merece os parabéns.
Entre os participantes estava o pessoal do DCLabs, 4Linux e HFC – Hacker Construindo Futuros, e também o baiano Alexos, que fez uma palestra muito descontraída sobre hardening para servidores. Ainda participaram alguns advogados e delegado especialistas em leis/crimes digitais.
Foram apresentados alguns exploits zero day e também a nova versão do T50, ferramenta para testar a infra-estrutura contra ataques do tipo DoS/DDoS, desenvolvida pelo brasileiro Nelson Brito.
Além das palestras técnicas houveram palestras sobre perícia computacional, cyber war e hackitivismo, direito e crime digital (por sinal, parecia que ali todo mundo tinha um amigo que já fez coisas erradas na internet).
Alias, o melhor do evento foi justamente essa mescla, pois por mais que existam eventos especializados para tratar de leis, análise forense e direitos na Internet, normalmente estas discussões ficam muito longe dos analistas/pesquisadores. E vice-versa.
Para completar ainda tive o prazer de conhecer o Edson, do blog TICNICS, a Marcia e o Adilson Florentino, do Netfinders Brasil.
Com a presença de 450 pessoas no local, 10 mil online e 100 mil reais em prêmios distribuídos o Web Security Forum mostrou a que veio e deve ter sua segunda edição em 2012.
Quem não pôde participar pode assistir a gravação do evento, através o Ustream.
Até a próxima.