É comum que a autenticação nas redes sem fio corporativas seja feita com as mesmas credenciais de acesso ao computador. Ou seja, integrada ao LDAP.
Isso melhora a segurança, uma vez que não é utilizada uma chave compartilhada, facilita a vida do usuário, que usa as mesmas credenciais para logar no computador e entrar na rede e também ajuda o administrador de rede, já que é possível verificar o nome do usuário nos logs.
Segue um passo-a-passo da configuração, onde usei a Cisco WLAN Controller com software 7.4.100 e o Microsoft AD 2008, mas também funciona para outras versões.
Configurando Cisco WLC e integração com LDAP
1°) Após acessar a WLC, na aba Security, escolha a opção LDAP, do lado esquerdo da tela, e então clique em New…
Na tela que se abrirá informe o IP e porta do servidor, selecione a opção Simple Bind Authenticated e informe o usuário e senha que a WLC usará para ler o AD. Este usuário deve estar no AD e ter ao menos privilégio de leitura.
Continuando, informe o caminho do AD e o atributo que será usado para fazer a autenticação (sAMAccountName) e o tipo do objeto no AD (Person).
Clique em Apply e depois em Save Configuration.
OBS: Em outras versões de LDAP o User Attribute pode ser outro. Ou você pode desejar usar outro campo para autenticação, como o email ao invés do username.
2°) Na aba WLAN crie uma nova WLAN, informando o nome do profile e o nome do SSID. Na sequencia, na aba General, selecione a opção Status Enable.
3º) Agora clique na aba Security e então Layer 2, ainda dentro da WLAN que estamos criando. Selecione a opção WPA+WPA2 em Layer 2 Security. Na parte de baixo, marque a opção WPA2 Policy e AES como WPA2 Encryption.
Também é possível usar WPA e TKIP, mas estas opções são menos seguras.
Para terminar este passo selecione a opção 801.2x enable. Esta opção é que vai permitir utilizarmos a autenticação via LDAP.
4º) Agora clique na aba AAA Servers, e selecione o servidor que configuramos no passo 1 na opção LDAP Servers. Clique em Apply e depois Save Configuration
Pronto, a rede sem fio será acessada mediante apresentação das credenciais de rede.
O principal ponto de atenção nesta configuração é o item 1. Se a autenticação não funcionar revise a configuração, e garanta que a Base DN está correta, bem como os demais itens.
Mais informações sobre a configuração da WLC no Configuration Guide.
Até a próxima.