Vou reproduzir abaixo o conteúdo sobre redundância de Controladora Wireless Cisco que compartilhei no Cisco Support Community, na seção Pergunte ao Especialista.
As WLCs Cisco possuem algumas opções de redundância, dependendo do modelo e da versão de software.
Antes da versão 7.3 (Mobility Group)
A redundância de Controladoras, quando usamos software anterior a versão 7.3, é alcançada usando Mobility Group.
Neste tipo de redundância cada AP está associado a uma WLC, e no caso de falha, o access-point se registra em outra WLC que faz parte do Mobility Group. Access-point e cliente perdem o acesso a rede temporariamente.
Esta é uma redundância do tipo N+1, e a “convergência” demora mais do que nos outros métodos.
Por outro lado, todas as controladora suportam este tipo de redundância e podemos configurar um Mobility Group com WLCs de modelos diferentes.
“Um Mobility Group é um conjunto de controladoras, identificadas com o mesmo nome do Mobility Group, que define o âmbito de roaming para clientes sem fio. Ao criar um Mobility Group, você pode ativar várias controladoras em uma rede para compartilhar dinamicamente informações e dados permitindo o roaming inter-controladora ou inter-sub-rede. Controladoras no mesmo Mobility Group podem compartilhar o contexto e o estado dos dispositivos dos clientes, bem como a sua lista de pontos de acesso. Com estas informações, a rede pode suportar roaming inter-controladora e redundância da controladora.”
Observe que neste caso não há sincronização de configuração, sendo cada WLC configurada individualmente.
Mais informações sobre o Mobility Group neste link.
Versão 7.3 e 7.4 (HA – AP SSO)
Na versão 7.3 foi introduzido um novo método de redundância, chamado High Availability – AP SSO. Neste novo método a redundância é do tipo 1:1, com uma WLC ativa e outra em Standby, sendo que os access-points estão associados a WLC ativa e tem ainda “uma conexão backup com a WLC que está em standby”.
Para usarmos o HA – AP SSO precisamos de uma conexão direta entre as duas WLCs (ativa e backup), usando a Redundancy Port.
“No HA AP SSO uma WLC estará em estado ativo e a segunda WLC vai estar em Standby Hot, monitorando continuamente a saúde da WLC através da porta redundante. Ambas as WLCs irão compartilhar o mesmo conjunto de configuração, incluindo o endereço IP da interface de gerenciamento. A WLC no estado de espera não precisa ser configurado de forma independente com toda a configuração sendo sincronizada da WLC Ativa para o WLC de espera através da porta redundante. O estado do AP CAPWAP (apenas APs que estão em um estado de execução) também é sincronizado, e uma cópia do banco de dados dos APs é mantida na WLC de espera. Os APs não entram em estado de descoberta quando a WLC ativa falha.”
Este método está disponível para as controladoras 3650, 5500, 5760, 3850, WiSM2, 7500 e 8500.
Mais informações sobre o HA AP SSO nos links abaixo:
HA (AP SSO) – Deployment Guide
Versão 7.5 (HA – Client SSO)
A partir da versão 7.5 temos a evolução do HA, onde além dos access-points temos também o “Stateful Switch Over” para os clientes.
Ou seja, no caso de falha da controladora primária, os access-points e clientes fazem a transição para a controladora backup de forma transparente.
Neste modelo (também 1:1) além da configuração e informações dos access-points, também é sincronizada a tabela de estado dos clientes.
“A transição transparente de clientes da controladora ativa para o controladora backup também é suportada. Durante o Client SSO, a informação do cliente é sincronizada com a controladora backup quando o cliente está associado com a controladora ativa. Clientes que estão totalmente autenticados, ou seja, os clientes que se encontram no estado de execução, são sincronizados com a controladora backup. A estrutura de dados dos clientes são sincronizadas com base no estado do cliente.”
Este método está disponível para as controladoras 5500, WiSM2, 7500 e 8500.
Mais informações sobre o HA Cliente SSO:
Configurando HA – Software 7.5
Deployment Guide – HA Client SSO – Software 7.5
Bom… esse é um resumo sobre a redundância em WLAN Controllers Cisco.
Até a próxima.