Protegendo sua rede doméstica com OpenDNS

Quem trabalha com Segurança da Informação sabe que não existe uma solução, que sozinha, seja capaz de garantir a segurança da rede/dispositivos conectados. Isso é natural e empresas conseguem se proteger usando um arsenal de soluções: Firewall, IPS, Filtro de Conteúdo, AntiSpam, Antivírus, Anti-Malware,… (pelo menos devia ser assim).

Em casa, em nossas redes domésticas, a proteção acaba sendo negligenciada. Uma que o ser humano normal, diferente que quem trabalha com TI, não sabe muito bem com essas coisas funcionam, e outra que realmente é caro e trabalhoso investir em soluções de segurança para casa. Com isso acabamos usando apenas um antivírus grátis, e por vezes desatualizado, como “proteção”.

“Mas redes/computadores domésticos não são alvo de ataques”, alguém pode dizer. Se por um lado redes domésticas não são o alvo principal, por outro acabam sendo atacadas por serem fácil de invadir/contaminar.

Então é bom se precaver.

Protegendo sua casa

Podemos usar em casa a mesma estratégia usada pelas empresas. Ou seja, agir em diversas frentes.

Se você trabalha com TI/Redes/Segurança, ou pelo menos sabe o que é IP, DNS e Filtro de Conteúdo, uma ótima opção para agregar segurança à sua rede doméstica é a OpenDNS.

A OpenDNS é uma empresa (adquirida pela Cisco ano passado) que fornece serviços/servidores  DNS (entre outras coisas), e o primeiro passo para proteger sua casa é cadastrar os servidores DNS da OpenDNS (208.67.222.222 e 208.67.220.220) em seu roteador doméstico.

OpenDNS no Router

De cara a navegação poderá ser acelerada em alguns milissegundos, já que o tempo de resposta dos servidores da OpenDNS é muito bom, e ainda garantimos alta disponibilidade.

Nota: Muita gente usa os servidores DNS do Google, os ótimos e famosos 8.8.8.8 e 8.8.4.4. No entanto desde 2013 as consultas DNS enviadas para estes servidores são resolvidas nos EUA, e não no Brasil como era anteriormente. Com isso o tempo de resposta aumentou de 50 ms para 150 ms.

Após salvar a configuração do roteador e limpar o cache DNS do seu computador (ipconfig /flushdns, no Windows), acesse https://store.opendns.com/settings/. Você deverá ver a mensagem abaixo.

OpenDNS

Agora começa a parte interessante…

Clique na opção Sign up for free account para criar uma conta na OpenDNS.

Com a conta criada selecione a opção Settings > Add/manage Networks e adicione sua “rede” (coloque um nome qualquer). Com isso você poderá usar o “filtro de conteúdo” da OpenDNS.

Isso mesmo, você pode ter um filtro de URL (simples) em casa. Esta é uma ótima opção para quem tem filhos e deseja limitar o acesso a pornografia e conteúdos do gênero.

Temos a opção de não bloquear nada (None), outras três opções pré-definidas (High, Moderate e Low) e Custom, onde podemos escolher quais categorias serão bloqueadas. Ainda há a opção de cadastrar domínios manualmente.

OpenDNS Web Filtering

Além do filtro de URL também temos a opção de bloquear acessos à sites com conteúdo malicioso (Phishing, Malware/Botnet e IPs privados).

OpenDNS Security

Aplique as configurações e espere de 3 a 5 minutos. Depois é só tentar acessar algo que foi bloqueado para ver a página de bloqueio.

OpenDNS BlockPage

Legal Né?

Como dá para ver na imagem acima, é possível colocar um logo e uma frase na página de bloqueio. Para isso basta escolher a opção Customization.OpenDNS Customization

E outra coisa: Podemos habilitar estatísticas e logs no OpenDNS (opção Stats e Logs).

OpenDNS Stats

Habilitando essa opção é possível ver a quantidade de IPs e domínios consultados, e quais URLs foram acessadas (nomes resolvidos).

OpenDNS Logs

OpenDNS e IP Dinâmico

Para o filtro de URL, proteção contra Malware/Phishing e logs funcionarem o OpenDNS precisa saber o seu IP. E como é provável que você tenha um link com IP dinâmico em casa precisamos uma forma de atualizar o seu IP na OpenDNS sempre que ele mudar.

Primeiro habilite a opção Dynamic IP Update, que está na aba Advanced Settings.

OpenDNS IP Dinamico

Depois instale o cliente OpenDNS em um computador ou integre o OpenDNS e NoIP.org usando o DNS-O-Matic, direto de seu roteador (ele precisa permitir a configuração de DDNS usando URL customizada).

Caso você escolha a segunda opção, siga os passos abaixo (considerando que você já tem a conta e tudo mais configurado no OpenDNS):

1) Crie uma conta no NoIP.com e escolha seu domínio.

2) Crie uma conta no DNS-O-Matic.

3) Configure seu roteador para usar o DNS-O-Matic (procure por DDNS).

OpenDNS - DNSOmatic

4) Adicione os serviços (NoIP e OpenDNS) no DNS-O-Matic.

opendns-dnsomatic

Prontinho. Agora a navegação na sua casa estará um pouco mais segura.

Até a próxima.

About Us

Luckily friends do ashamed to do suppose. Tried meant mr smile so. Exquisite behaviour as to middleton perfectly. Chicken no wishing waiting am. Say concerns dwelling graceful.

Services

Most Recent Posts

  • All Post
  • Branding
  • Certificação
  • Cisco
  • Cloud
  • Configuração
  • Configuração Básica
  • Development
  • Geral
  • Informação
  • Leadership
  • Linux
  • Management
  • Microsoft
  • Network
  • Security
  • UC
  • Virtualização
  • Wireless

Company Info

She wholly fat who window extent either formal. Removing welcomed.

Your Business Potential with Our Proven Strategies

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Company

About Us

Contact Us

Products

Services

Blog

Features

Analytics

Engagement

Builder

Publisher

Help

Privacy Policy

Terms

Conditions

Product

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
© 2023 Created with Royal Elementor Addons